08 abr 2024
4ª Conferência Internacional sobre PEIDs - PEID4 - 27 a 30 de maio de 2024 - ANTÍGUA E BARBUDA

4ª Conferência Internacional sobre PEIDs - PEID4 - 27 a 30 de maio de 2024 - ANTÍGUA E BARBUDA

4ª Conferência Internacional sobre PEIDs - PEID4 - 27 a 30 de maio de 2024 - ANTÍGUA E BARBUDA

Cabo Verde irá sediar dois eventos paralelos em parceria com a UNESCO e a Equipe das Nações Unidas em Cabo Verde, respectivamente, durante o PEID4.

Programa de Ação dos PEIDs 2024-2034 | Painel de discussão sobre Juventude e Tomadores de Decisão

O evento paralelo proposto tem como objetivo advogar pela cultura como componente estratégico das perspectivas de desenvolvimento dos PEIDs, incluindo dentro do Programa de Ação dos PEIDs 2024-2034. O painel de 90 minutos reunirá formuladores de políticas de alto nível, incluindo o Ministro da Cultura de Cabo Verde, bem como embaixadores jovens. A discussão será estruturada em três segmentos sucessivos abrangendo sub-regiões dos PEIDs (AIS, Caribe e Pacífico) com o objetivo de destacar uma diversidade de perspectivas e prioridades.

Para garantir a participação significativa da juventude na formulação de suas aspirações, um desafio nas redes sociais será lançado antes do evento paralelo em abril de 2024, convidando os jovens a expressarem suas visões de mundo e perspectivas, e a moldarem novas ideias e abordagens inovadoras para avançar o desenvolvimento sustentável através da cultura. Os resultados de um estudo sobre Políticas Culturais nos PEIDs desenvolvido pela UNESCO em 2023-2024, com/incluindo financiamento da União Europeia, serão apresentados durante o evento paralelo, informando a discussão e delineando recomendações práticas para acompanhamento, a serem conduzidas pelos Estados Membros e organizações parceiras.

Localização dos ODS Adaptada para os PEIDs

O Governo de Cabo Verde, em colaboração com a Coalizão Local2030, a Equipe das Nações Unidas em Cabo Verde e outros parceiros, estão co-organizando este evento paralelo com o propósito de discutir e trocar ideias sobre como melhorar o impacto, eficiência e escala da localização dos ODS nos países e territórios PEIDs, adaptando a abordagem de localização dos ODS para capturar as circunstâncias específicas dos PEIDs. A localização dos ODS é um meio crítico de implementação para alcançar pelo menos três das cinco áreas temáticas dos diálogos dos eventos paralelos PEID4: construção de instituições eficazes para um futuro resiliente, investimento em capital humano e revitalização de economias.

Este evento paralelo visa promover uma maior colaboração que possa pavimentar o caminho para acelerar a localização dos ODS nos países PEID. O evento reunirá representantes dos países PEID, parceiros, governos locais e entidades internacionais que apoiam os esforços de localização dos ODS. O evento ajudará a destacar práticas, iniciativas e soluções dos esforços no terreno e a canalizar mais financiamento para os ODS para os PEID, a fim de acelerar os esforços localizados para a realização da Agenda 2030.

04 abr 2024
MNECIR reuniu hoje o seu Conselho

MNECIR reuniu hoje o seu Conselho

O Conselho do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional esteve reunido, ao longo da manhã de hoje, 04 de abril de 2024, em formato presencial e por videoconferência, na primeira sessão deste ano.

Neste encontro, presidido pelo Ministro Rui Figueiredo Soares, foram analisados os Relatório de atividades de 2023, bem como o Plano de atividades para 2024.

Esteve também na ordem do dia a Estruturação de grupos temáticos.
O Conselho do Ministério é um órgão consultivo de natureza diplomática, técnica e administrativa, que assiste o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional na gestão do Ministério. 

Integram o Conselho do Ministério a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, os dirigentes dos Serviços Centrais, os dirigentes dos Serviços Externos (são dirigentes do MNECIR os Chefes das Missões Diplomáticas, os Diretores Nacionais, os Diretores Gerais e equiparados e os Chefes dos Postos Consulares de carreira), a Diretora de Gabinete e os Assessores do Ministro.

04 abr 2024
Ministro Rui Figueiredo Soares recebe Embaixador de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde

Ministro Rui Figueiredo Soares recebe Embaixador de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, recebeu hoje, 04 de abril de 2024, em audiência o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de São Tomé em Cabo Verde.

O Embaixador  Carlos Alberto Pires Gomes veio apresentar os cumprimentos de despedida ao Chefe da Diplomacia cabo-verdiana.

De realçar que o Embaixador Carlos Gomes, que está no fim da sua missão no nosso País, tinha apresentado as suas Cartas Credenciais, no dia 22 de agosto de 2018.

02 abr 2024
MNECIR recebe Encarregado dos Negócios de Marrocos, Hassan Zarafa

MNECIR recebe Encarregado dos Negócios de Marrocos, Hassan Zarafa

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, recebeu nesta segunda-feira, 1 de abril de 2024, em audiência, o Ministro Plenipotenciário Hassan Zarafa, durante a qual lhe foi entregue a carta do seu homologo do Reino de Marrocos, Dr. Nasser Bourita.

A partir dessa data, o Senhor Hassan Zarafa vai chefiar a  Missão Diplomatica do Reino de Marrocos na Cidade da Praia na qualidade de Chargé d`Affaires Ad Hoc.

28 mar 2024
Pavilhão de Cabo Verde na EXPO 2023 Doha –Qatar vence prémio do tema e conceito

Pavilhão de Cabo Verde na EXPO 2023 Doha –Qatar vence prémio do tema e conceito

O Pavilhão de Cabo Verde na Expo 2023 Doha –Qatar foi distinguido com prémio do Tema (Theme Award) na Categoria de Pavilhões Médios na Expo 2023 Doha –Qatar. Esta distinção foi entregue ontem, 27 e março, na Cerimónia de Premiação, em Doha.

A Expo Qatar 2023, que tem como tema “Deserto Verde, Melhor Ambiente”, iniciou no dia 2 de outubro de 2023 e termina hoje, 28 de março de 2024.

A participação de Cabo Verde está enquadrada na Resolução 64/2023 do Governo de Cabo Verde, que instituiu o Comissariado Nacional (CN) da Expo Qatar 2023 que é liderado pelo Comissário-Geral e Diretor Geral da Cooperação Económica e para o Desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Senhor José Correia, a Comissário-geral Adjunta, Senhora Zilca Paiva, o Diretor de Jardim, Senhor Ângelo Martins, a Coordenadora das Atividades do Pavilhão, Sra. Mirza Brito e a Consultoria do Arquiteto João Vieira.  Fizeram parte do Comissariado Nacional o Ministério dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Integração Regional, o Ministério da Agricultura e Ambiente; o Gabinete do Primeiro-Ministro; o Ministério das Finanças, o Ministério do Turismo e Transportes; o Ministério Comércio, Indústria e Energia; o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Cabo Verde Trade Invest. 

Recorda-se que Cabo Verde marca a sua presença na Expo 2023 Doha, Qatar, com o lema "Green is the Way, Blue is the Destiny" ("Verde é o Caminho, Azul é o Destino"), refletindo a sua identidade e aspirações. Este tema celebra a rica herança agrícola do país, destacando a importância da terra na formação de sua história e cultura. Paralelamente, enfatiza a profunda conexão com o oceano, simbolizando o aproveitamento do vasto território marítimo de Cabo Verde como impulsionador da diversificação econômica e como elemento chave para uma integração mais efetiva e benéfica na região e no mundo. Este enfoque alinha-se com o compromisso de Cabo Verde com o desenvolvimento sustentável.

O subtema da participação de Cabo Verde enfoca a transição para uma agricultura moderna, resiliente e sustentável, adaptada às mudanças climáticas. Esta abordagem destaca a interligação entre a agricultura e a cultura do país, explorando como a terra moldou o povo cabo-verdiano e como as práticas agrícolas influenciaram a criação da rica cultura crioula.

O pavilhão de Cabo Verde, oferece aos visitantes uma visão abrangente da realidade do país. Destacando sua localização geoestratégica, o pavilhão apresenta as múltiplas oportunidades de lazer e investimento em Cabo Verde. Foco especial é dado aos setores estratégicos como o turismo, economia azul, energias renováveis, transportes e economia digital.

A participação de Cabo Verde na Expo 2023 é uma estratégia do Governo para promover o país no Qatar e na região do Médio Oriente, principalmente como um destino atraente para investimentos e turismo. Este evento também serviu para fortalecer as relações de Cabo Verde com a região do médio oriente.

Exibindo 1 para 5 de 30